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A ESCOLA

O Colégio Mais Ânima é uma instituição privada de ensino que oferece Educação Infantil, a partir do 2 anos de idade, Ensino Fundamental (1ª e 2ª Fases) e Ensino Médio.

TURMAS ATENDIDAS

Educação Infantil

Agrupamentos de 02, 03, 04 e 05 anos de idade (Matutino e Vespertino).

1ª Fase do Ensino Fundamental

1º, 2º, 3º, 4º e 5º Ano (Matutino e Vespertino).

2ª Fase do Ensino Fundamental

6º, 7º, 8º e 9º Ano.

Ensino Médio

1ª, 2ª e 3ª Séries

Instalações Físicas

Recursos Pedagógicos

  • Programa de Transformação Bilíngue Richmond Solution para imersão na Língua Inglesa, com certificação internacional pela TOEFL-ETS, da Educação Infantil ao 9º Ano.
  • Aulas de Robótica Curricular (em parceria com Jumperbot Startup da UFG) para o 6º, 7º e 8º e 9º Ano.
  • Programa específico para o Enem e vestibulares.
  • Professores com formação e experiência em sua área de atuação, em processo permanente de formação continuada para atender às demandas do mundo atual e do Projeto Pedagógico da Escola.

Outros Serviços

  • Período Integral Opcional.

  • Acompanhamento diário de tarefas.

  • Atividades extras: natação, balé, teatro, violão, capoeira, desenho, robótica, dança, escolinha de futsal, fotografia.

  • Cantina e restaurante supervisionados por nutricionista

Projeto Político Pedagógico

Histórico
A fundação do Colégio Mais Ânima surgiu do convite dos diretores do Colégio Dimensão (Centro Educacional Ursinho Branco Ltda) para e dar continuidade ao trabalho da família Cunha, que há 37 anos dirigia a escola. A partir de outubro de 2021, colocamos em prática um projeto um projeto coletivo de educadores, cujo enfoque principal assenta-se em princípios histórico-filosóficos que visam à formação humanista de sujeitos voltados para a sedimentação de um espaço coletivo mais justo, mais participativo e, portanto, mais feliz.
A perspectiva de construção do Colégio Mais Ânima é ética, entendida como um valor, uma ciência, que tem o sentido de contribuir para a superação de todas as formas de “conduta analfabeta”, seja na política, seja na cultura, seja na escola, pois valoriza a pessoa no aspecto integral do seu desenvolvimento e da sua formação histórico-social. O educando, assim, é percebido como ser cognoscente tendente ao entendimento, à amizade, à sabedoria, ao respeito mútuo, enfim, ao gozo social. O Mais ÂNIMA entende a diferença de abordagem entre o “você não sabe” e o “você ainda não sabe, mas pode vir a saber”, optando sempre pela segunda. O ÂNIMA entende que sua função como instituição educacional é fazer com que o educando, “dentro de um ambiente favorável à aprendizagem”, como diria Epicuro de Samos, o filósofo grego antigo, conheça as coisas do mundo e da realidade e se sinta parte deles; fazer com que o educando mantenha uma concentração continuada em relação ao mundo e à realidade criada pelos humanos, durante o trabalho formativo na sua vida escolar. O Mais ÂNIMA entende que sua ação de conduzir ao esclarecimento vidas em formação passa por assumir alguns critérios para a produção do conhecimento com cientificidade e humanismo, expressão que representa a “mais alma” de nossa escola. Considerando as diferentes faixas etárias com as quais lida e concordando com Vygotsky, que diz que “o bom ensino é o que antecipa”, o Mais Ânima entende que a ação investigativa dos educandos deve, fundamentalmente: 1) debruçar-se sobre objetos reconhecíveis e definidos de tal maneira que sejam reconhecíveis igualmente pelos outros; 2) dizer dos objetos estudados algo que ainda não foi dito ou rever sob uma óptica diferente o que já se disse; 3) garantir que o estudo seja útil aos demais; 4) fazer com que o estudo forneça elementos para a verificação e a contestação das hipóteses apresentadas e, portanto, para uma continuidade pública.
Filosofia
O século XXI traz profundas mudanças econômicas, sociais e culturais e aponta para a continuidade deste movimento de transformações.
O aumento das possibilidades produtivas em face dos avanços tecnológicos e científicos; a ampliação dos espaços de interação e relacionamentos em nível global; o afloramento de questões relacionadas às etnias, às diferenças, aos modos de ter, ser e estar no mundo, ao gênero, às gerações, ao cuidado com o meio ambiente e a preservação da vida; tudo isso dá forma e conduz positivamente a humanidade em sua busca por um mundo melhor.
Contraditoriamente, assiste-se ao aumento da miséria pelo recrudescimento da concentração de riquezas; vê-se fortalecer o individualismo, o consumismo, as mais diversas formas de violência; percebe-se o acirramento da insegurança, dos medos, das fobias; observam-se o culto ao hedonismo, a solidão, o pragmatismo, o imediatismo; assimila-se a informação em nível de senso comum, através das diversas mídias; recebe-se, por fim, uma carga de situações que contribuem para o encaminhamento de indivíduos manipulados, pouco reflexivos, nada críticos.
Trata-se, portanto, de um momento de contradição e de crise. Diante deste quadro e de tais constatações, qual o papel da Escola?
O Colégio Mais Ânima propõe-se a formar sujeitos capazes de compreender, a partir da realidade que os cerca, a constituição de si mesmos e dos outros para:
– respeitar a Terra e a vida em toda a sua diversidade;
– cuidar da comunidade da vida com compreensão, solidariedade e amor;
– contribuir para a construção de sociedades democráticas, justas, participativas, sustentáveis e pacíficas;
– lutar pela preservação das dádivas e da beleza da Terra para as atuais e futuras gerações.
Torna-se necessário, portanto, com o objetivo de concretizar tais propostas, a formação de seres que busquem a construção de uma sociedade que se fundamente no conhecimento e em processos humanizadores, éticos, solidários, que tenha como valor universal a democracia e que inclua todas as diferenças para garantir a igualdade.
A Escola, para tanto, propõe-se a assegurar a participação efetiva dos educandos, gestores e professores no processo de ensino-aprendizagem, a fim de que desenvolvam o senso crítico, as habilidades de estabelecer relações e de adquirir uma visão totalizadora e interdisciplinar do conhecimento.
Serão utilizadas metodologias que incluam ferramentas tradicionais e recursos tecnológicos, como a Robótica Curricular, que respondam às demandas das crianças e adolescentes do mundo atual, o Bilinguismo como conteúdo indispensável em um mundo globalizado, além de discussões e debates, produções de textos, pesquisas e as mais diversas formas de expressão artística e cultural.

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