O novo Ensino Médio tem como objetivo o desenvolvimento de competências, habilidades e valores para formar gerações que saibam lidar com desafios pessoais, profissionais e globais, que apreendam o conhecimento historicamente construído e se insiram na sociedade de forma consciente e transformadora.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM), os currículos escolares dessa etapa devem ser compostos por 2 elementos principais:
– Formação geral básica (Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
– Itinerários formativos – conjuntos de estudos e atividades que aprofundam os conhecimentos.
*Objetivos dos itinerários formativos do Ensino Médio:
– Aprofundar as aprendizagens.
– Consolidar a formação integral dos estudantes.
– Promover a incorporação de valores universais e desenvolver habilidades que permitam aos alunos uma visão mais ampla do mundo e a capacidade de tomar decisões.
*Eixos estruturantes
Os itinerários formativos se organizam a partir de quatro eixos estruturantes. Eles conectam experiências educativas com a realidade e auxiliam os alunos a desenvolverem habilidades e a solidificarem conhecimentos para sua formação integral.
São elas:
1 – Investigação científica.
2 – Processos criativos.
3 – Mediação e interação cultural.
4 – Empreendedorismo.
– Aprofundar as aprendizagens.
– Consolidar a formação integral dos estudantes.
– Promover a incorporação de valores universais e desenvolver habilidades que permitam aos alunos uma visão mais ampla do mundo e a capacidade de tomar decisões.