Projeto Geral do Colégio Mais Ânima em 2020: Ciência, Tecnologia e Humanidade

  • Home
  • Projetos
  • Projeto Geral do Colégio Mais Ânima em 2020: Ciência, Tecnologia e Humanidade

UNIVERSO

 

(…) E assim, assustado e mudo,

bem menor que um ínfimo

grão de poeira, contudo,

sou capaz de apreender, no

meu íntimo,

essas incontáveis galáxias,

esses espaços sem fim,

essa treva e explosões de lava.

Como tudo isso cabe em

mim? (…)

 Ferreira Gullar

 

JUSTIFICATIVA

A Ciência e a Tecnologia são fundamentais para o avanço das sociedades, que delas dependem de forma bastante significativa. Poucas pessoas, entretanto, têm noção das atividades desenvolvidas nessas áreas. Para que passem a valorizá-las, é preciso compreenderem o que significam para o bem-estar das populações humanas. Dissociadas da preocupação e  de um compromisso humano e ético, a Ciência, a Tecnologia e a Inovação não representarão melhorias de vida para  todos. O desenvolvimento científico deve vir carregado de um profundo senso humanitário, de uma  conexão inseparável com a luta  pela dignidade e pela preservação de todas as formas de vida.

Segundo a pesquisadora da UNICAMP, Ângela Saligo (2019, p.1), “É papel dos cientistas realizarem estudos que tenham como objetivo primeiro uma ciência compromissada com a humanidade, a sociedade e as pessoas.” Essa prática, segundo a pesquisadora, precisa se colocar em oposição às ideias e ações que nos oprimem, nos silenciam e nos afundam nas  desigualdades.

A Escola, enquanto espaço em que linguagens e explicações são construídas, onde se reúnem saberes científicos e  saberes populares, pode ajudar no processo de articulação, explorando as informações científicas presentes no cotidiano do aluno através de uma análise histórica, crítica e reflexiva, oferecendo-lhe, para tanto, a oportunidade de construção de uma postura de ressignificação do conhecimento científico, de modo a retirá-lo da posição de mero receptor de informações para transformá-lo em cidadão capaz de apropriar-se do conhecimento científico para utilização na explicação, compreensão e transformação do mundo.

PERÍODOS A SEREM ESTUDADOS

 

  •    Pré-História (Comunidades Primitivas)
  •    Antiguidade      Sociedades do Oriente e ao Extremo Oriente
  •    Sociedade Ocidentais (Grécia e Roma)
  •    Idade Média
  •    Sociedades Americanas (Pré-Colombianas)
  •    Idade Moderna – Europa/Brasil
  •    Brasil
  •    Idade Contemporânea – Mundo GlobalizadoReferências bibliográficas:Rodrigues, Marcelo. A Ciência é da Humanidade e para a Humanidade (2019). Disponível em www.portal.sbpcnet.org.br .  Acesso em 30 de outubro de 2019.

     

    OBJETIVOS

    Analisar a construção da Ciência e Tecnologia no tempo e espaço.

    – Compreender a Ciência e Tecnologia como possibilidade de evolução e de realização da humanidade.

    – Discutir os avanços e limites da Ciência e da Tecnologia nos tempos atuais.

    – Analisar as contribuições das diversas áreas de conhecimento na construção e formação do pensamento concei-tual científico.

    METODOLOGIA

     

    O projeto será desenvolvido por toda a Escola, da Educação Infantil à 2ª Série do Ensino Médio.

    Cada turma será responsável por um período histórico a ser estudado e serão designados dois professores responsáveis  para planejar, organizar, acompanhar e avaliar os trabalhos.

    As atividades que serão desenvolvidas por todas as séries são:

    – Linha do tempo do período estudado.

    – Produção e exposição das principais descobertas, pesquisas, invenções ou experiências.

    – Produção de uma música sobre o período estudado.

    – Representação dos cientistas pesquisados.

    – Mesa redonda apresentando o período  estudado, suas contradições, limites e avanços.

    – Produção de um texto coletivo por série com as reflexões acerca do tema.

 

Rolar para cima
Scroll to Top